quinta-feira, julho 16, 2009

Relatório da Oficina de Língua Portuguesa do Gestar II em 23/06/2009

 R E L A T Ó R I O DA O F I C I NA

      Este relato tem como objetivo registrar as atividades realizadas na 3ª oficina do Gestar II de Língua Portuguesa com os novos cursistas (2009/2010), na E.E.E.F.M. “Capitão Sílvio de Farias”, no dia 23/06/2009. Iniciamos a oficina com a mensagem “A Aula” e a seguir voltamos à oficina anterior, para a execução dos planos de aula, pois com mencionado no relatório anterior, o tempo foi insuficiente. Os planos de aula contemplavam leitura, interpretação e produção de texto que foi socializado e discutido entre todos os grupos.

     A professora Valéria Cristina Pinheiro Lage, coordenadora e formadora do Gestar a oficina de Psicopedagogia “A Identidade Pessoal e Profissional do Professor.” Começou mostrando slides “O Professor Sofre” com “piadinhas” usadas por alunos para responder as questões das provas. Essas “pérolas” demonstram a capacidade criadora e o potencial que eles têm, pena que não os utilizam em benefício próprio. Em grupos, os cursistas fizeram a escolha de algumas palavras para identificá-los como pessoa e como profissional, concluindo que não podemos separar a pessoa do profissional; levando muito do que somos para o nosso trabalho e vice-versa.

     Outra vez reunidos em grupo, leram o texto “A formação continuada em questão” de Celma Yara Pereira Silva que ao socializar cada grupo comentou um parágrafo, gerando uma ótima reflexão sobre o assunto. Para encerrar a professora Valéria entregou uma atividade de caça palavras que encontradas seriam usadas na Produção de um texto.

      Verificamos que os professores gostaram muito das atividades realizadas e que elas cooperaram para o enriquecimento do nosso trabalho. Finalizando, traçamos os rumos para a próxima oficina que conforme o combinado, será no dia 10/07/2009, no mesmo local e hora. Nada mais a registrar, agradecemos àquele que é a nossa força e a nossa fortaleza e que tem cuidado das nossas vidas e nos guiado com seu amor eterno. O grande Deus que servimos com gratidão pelos seus grandes feitos.

“O temor do SENHOR é o princípio
 do conhecimento; os loucos desprezam
 a sabedoria e a instrução.” 
 Provérbios 01: 07
 Jaru, 23 de junho de 2009.

 Ana Raquel dos Santos
 Formadora de Língua Portuguesa
 Gestar II

Image and video hosting by TinyPic

Oficina do Gestar II 23 06 2009


Image and video hosting by TinyPic

Caça Palavras

Image and video hosting by TinyPic