sábado, dezembro 12, 2009

RELATÓRIO DE OFICINA:

      Reunidos na sala de multiuso da E.E.E.F.M “Capitão Sílvio de Farias” , em 30/06/2009, realizamos a oficina 08 do Caderno de Teoria e Prática 04 unidades 15 e 16, com os cursistas da 1ª turma (2007/2009) . Como houve atraso de alguns cursistas, começamos pela parte III, com os que estavam presentes formamos grupos e realizamos o planejamento seguindo as instruções dadas pelo roteiro da oficina. A imagem foi analisada e as questões foram respondidas. Houve a socialização e após as discussões, reformularam-nas para aplicar aos alunos.

      Voltando aos grupos foi elaborado o plano de aula, percebemos que ainda há resistência quanto a elaboração detalhada do plano de aula. Encerrada a socialização dos planos de aula, passamos aos relatos das atividades dos Avançando na Prática.

      Algo nos surpreendeu, quando falamos que ouviríamos só dois relatos e que os outros só contribuiriam acrescentando comentários que julgassem oportunos, mas a proposta não foi bem aceita e quase todos os cursistas fizeram seus relatos. Nos depoimentos, observamos que as atividades têm boa aceitação dos alunos e que eles gostam muito quando aula é dentro da proposta do Gestar.

      Após fizemos a retomada do conteúdo estudado, aproveitando para enfocar, além do conteúdo, destacar àqueles que dedicaram-se na construção das unidades estudadas e aos autores e autoras dos textos usados para ilustrar cada atividade; textos que serviram como suporte para as propostas das unidades 15 e16 e o Ampliando nossas Referências.

      As professoras Maria Antonieta Antunes Cunha e Ângela Kleimam foram apresentadas pelos nossos professores de graduação. Seus livros faziam parte das referências bibliográficas do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia, pelo menos naquela época. A professora Silviane Bonaccorsi Barbato conhecemos através do Programa Gestar II e pouco sabemos sobre ela, a não ser alguns dados encontrados na internet. Porém, suficiente para perceber que seu trabalho apóia-se em experiências vivenciadas por ela nos cursos de graduação, especializações (mestrado e doutorado) entre outros, e na formação de professores.

      Essa iniciativa se ateve porque concordamos que conhecendo nosso interlocutor, compreendemos melhor o que lemos. Portanto, buscamos nas páginas da internet informações sobre cada um e repassamos esses conhecimentos através de textos, fotos e outros apresentados em painéis.

      Cremos que tais informações enriquecem o trabalho, pois de certa forma, aproximam emissor e receptor. Ajudam o cursista perceber que os cadernos foram escritos por professores que apoiaram-se em vivências, tanto teórica como prática, e sabem o que escrevem, porque escrevem e viveram o que escrevem em vários eventos, momentos e lugares em que se envolveram com a prática da escrita e leitura. E isso reforça a necessidade de apropriar-mos destes conhecimentos e adequá-los a nossa prática diária.

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam,
nem segam, nem ajuntam em celeiros;
e vosso Pai celestial as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Mateus 6: 26

Jaru, 30 de junho de 2009.



Ana Raquel dos Santos

Formadora de Língua Portuguesa

Gestar II
Image and video hosting by TinyPic
RELATÓRIO

     Bem-aventurado o homem que põe
  no SENHOR a sua confiança, e que
  não respeita os soberbos nem os que
 se desviam para a mentira.

     Muitas são, SENHOR meu Deus,
 as maravilhas que tens operado para
 conosco, e os teus pensamentos não
 se podem contar diante de ti; se eu
 os quisera anunciar, e deles falar, são
 mais do que se podem contar.
Salmo 40: 4,5


               Como previsto, a oficina do Gestar II com os cursistas da 1ª turma (2008), aconteceu no dia 19 de maio de 2009. Para início, foi apresentada uma mensagem de título Casa Abençoada que levou a reflexão sobre as atitudes tomadas em nossas vidas e casas que trazem conseqüências, muitas vezes, gravíssimas. Portanto, devemos refletir bem antes de tomar algumas decisões.

               Dando prosseguimento, fez-se a retomada das unidades 13 e 14 do Caderno de Teoria e Prática 04 e como a maioria dos presentes não veio na oficina anterior, estavam sem o material e não tinham estudado, portanto foi necessário fazer uma análise mais profunda do tema. Apenas três curstistas que participaram da oficina anterior estavam presentes e relataram os trabalhos realizados com seus alunos, mas apenas uma havia concluído o relatório, que foi entregue com vídeo e fotos que registraram sua proposta pedagógica.

               Os cursistas que ainda não haviam recebido o material, após recebê-lo, foram orientados a realizar os estudos das unidades anteriores (13 e 14) e as unidades 15 e 16, bem como o Avançando na Prática de cada uma das etapas, ou seja, a cada duas unidades escolher uma atividade para aplicar aos alunos e, se possível registrar com fotos. Lembrando sempre de anexar atividades dos alunos ao relatório que será entregue ao formador no dia da oficina.

               A próxima oficina, que estava marcada para o dia 19 de junho, foi desmarcada porque coincidia com a feira de empreendedorismo e conhecimento da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Plácido de Castro”, portanto será escolhida uma nova data e comunicada para as escolas.

               Sendo o que tinha a registrar, encerra-se o relato.



Jaru, 19 de maio de 2009



Ana Raquel dos Santos

Formadora de Língua Portuguesa

Gestar II

Image and video hosting by TinyPic

R E L A T Ó R I O D A S O F I C I N A S 06 E 07

     Tu és o lugar em que me escondo;
tu me preservas da angústia;
tu me cinges de alegres cantos de livramento.
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho

que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
Salmo 32: 7,8



      A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Capitão Sílvio de Farias" continua sendo o nosso palco. Temos recebido o apoio das Gestoras da Instituição para a Realização das nossas oficinas de Língua Portuguesa do Gestar II. Sempre solicitas, e dentro das Possibilidades, Colocam a nossa disposição o espaço ea tecnologia Necessária para a Realização dos trabalhos. Aproveitamos este espaço para agradece-las.
      Continuando o relato, no dia 18 de agosto de 2009, realizamos as oficinas das unidades 11 e 12 do Caderno de Teoria e Prática 03 e 13 e 14 do Caderno de Teoria e Prática 04 com a 2 ª Turma (2009/2010). Mas falando nisso, faremos uma pausa para mandar um recado para umas pessoas muito especiais e que não se fizeram presentes, cremos ser por motivo justo, mas esperamos que não seja grave, eo que temos é para dizer a eles:


      Olá, quxridos xducadorxs,
      Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr SXR um antigo modxlo, funciona BXM, com xxcxção dx uma txcla. Há 42 txclas BXM qux funcionam, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.
      Txmos o cuidado para qux nosso grupo sxja como Xsta máquina dx xscrxvxr x qux todos os sxus mxmbros trabalhxm como dxvxm.
      Comprxxndemos qux, para um grupo podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa dx todos os sxus mxmbros.
      Sxmprx qux vocx pxnsar qux não vocx prxcisam dx, lembrx-sx da minha máquina vxlha dx xscrxvxr x diga a si próprio: "Xu sou uma das txclas importantxs nas nossas atividadxs OS X mxus sxrviços são muito nxcxssários".
      Xstamos xspxrando por vocx, vocx faz muita falta!
      Com amor,
     A formadora.


      Pois é, o que não comparece Cursista empobrece muito o trabalho, deixamos de aprender com suas experiências vivenciadas Durante a execução dos trabalhos com os alunos, o avançando na prática, deixa vagos o espaço que sua presença preencheria. E, com certeza, contribuiu e não perdeu de acrescentar em sua prática, novas experiências vivenciadas pelos outros cursistas. Torcemos por você e queremos vê-lo na próxima oficina, já que acreditamos que sua ausência não seja o desânimo tirando-lhe o desejo de continuar compartilhando desse momento mágico de estreitamento de laços e troca mútua e atualização de conhecimentos.
      Lamentamos o fato, mas a oficina transcorreu dentro do pessuposto, e como o computador tentou deixar-nos na mão já no início, começamos pela escolha de um Cursista que faria o registro das atividades realizadas não decorrer da oficina, mas como só agora atentamos para essa atividade, pedimos que esse iniciasse relembrando alguns fatos marcantes das oficinas passadas. E para essa tarefa foi escolhida a professora Sueli peggo, que um pouco relutante aceitou. Ouvimos os depoimentos dos professores  mais  uma vez  percebemos o êxito alcançado pela  capacitação e que a metodologia usada pelo programa envolvem o aluno na construção do conhecimento e que eles têm recebido muito bem a proposta. Este momento também  ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas, mas mesmo assim foi feito uma retomada para que nada ficasse obscuro.
      Assim passamos para uma oficina seguinte, salientando que os depoimentos desta oficina foram realizados no mesmo momento que fizemos os relatos da outra. Na oficina usamos como motivação e descontração o slide "A professora de Língua Portuguesa" o que agradou os cursistas.
analisados os objetivos, sendo e fizemos uma retomada e a discussão sobre o assunto das unidades,  com  a hora um tanto avançada e percebendo que os cursistas estavam ficando cansados e dispersos; preferimos deixar para encerrá-la no próximo encontro. Não podemos deixar de registrar que neste dia contamos com uma presença da Coordenadora Pedagógica que durante boa parte da primeira oficina permaneceu conosco. Somos gratos pela sua presença e esperamos que tenha sentido bem em nosso meio e volte sempre.
Nada mais a registrar, Encerramos agradecidos a Deus por mais essa vitória.

 Jaru, 18 de agosto de 2009.

        Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
               Gestar II
Image and video hosting by TinyPic