Relatório da Oficina de Língua Portuguesa
Gestar II
Deus livrará ao necessitado quando
clamar, como também ao aflito e ao que não
e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.
tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre
Libertará as suas almas do engano e da
violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
Salmos 72: 12-14
A Oficina 09 das unidades 17 e 18 do Caderno de Teoria e Prática 05 de Língua Portuguesa, realizada no dia 28/08 2009, na E.E.E.F.M. “Capitão Sílvio de Farias, contou com a presença de poucos cursistas. Por motivos que ainda desconhecemos alguns não compareceram. Lamentamos pois as discussões e as trocas de experiências têm sido proveitosas e com certeza o ausente, perdeu de contribuir com suas vivências e experiências durante o processo do programa Gestar.
Iniciamos assistindo a mensagem “Descansa” e seguido realizamos a retomada, sendo o assunto: Estilística e Coerência levou o grupo a um momento de interação e participação, pois visualiza vários procedimentos para a interpretação e compreensão do texto verbal e não verbal, a interação dos interlocutores, o conhecimento prévio do leitor ajudando-o no processo de atribuir um sentido ao texto.
Ouvimos os depoimentos dos cursistas sobre as atividades realizadas com os alunos em sala de aula e percebemos que tanto eles, cursistas, como os alunos envolvidos têm recebido bem a proposta do programa. Além de outros profissionais da escola que casualmente se envolve com estas atividades. Deixando claro que os alunos se envolvem com prazer e até cobram do professor outras atividades iguais às que foram aplicadas.
Percebemos, também, que os professores sentem sozinhos na aplicação de suas tarefas e que
até mesmo recursos didáticos não lhe são fornecidos, pois as escolas disponibilizam todo o material para as primeiras séries do Ensino Fundamental, deixando as últimas séries sem recursos para desenvolver os trabalhos a contento.
Vimos que com poucas exceções, a maioria das escolas não investe nas últimas séries do Ensino Fundamental o que tem deixado uma lacuna muito grande, pois todo o conhecimento adquirido nas séries iniciais, perdem-se ao longo dos séries finais, fazendo que o aluno chegue ao Ensino Médio despreparado.
A proposta de atividade para a parte prática da oficina teve como base de análise, um texto publicitário de Furnas, veiculado em vários canais da mídia escrita. Partindo da articulação entre as informações do texto e experiências prévias que o leitor tem a respeito do assunto, relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal, os conceitos e classificações desenvolvidos no decorrer das atividades realizadas e os efeitos de sentido do texto como um todo, articuladas as partes em uma unidade textual.
Os cursistas demonstraram segurança nesse tipo de atividade, o que foi percebido ainda no momento dos depoimentos da aplicação dos avançando na prática. E sendo o que tínhamos para expor encerramos nosso registro na esperança de que a cada dia possamos crescer no conhecimento, na sabedoria e na graça do Nosso Grande e Maravilhoso Deus.
Jaru, 28 de agosto de 2009.
Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II