terça-feira, maio 19, 2009


Boletim Mensal das atividades realizadas no Programa de Formação Continuada


Relatório


Atentai para a minha repreensão;
pois eis que vos derramarei
abundantemente do meu espírito e
vos farei saber as minhas palavras.
Proverbios 01:23

         A oficina do Gestar II de Língua Portuguesa, com os cursistas que iniciaram o Programa este ano (2009) aconteceu na sala de multiuso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Capitão Sílvio de Farias” no dia nove de maio de dois mil e nove. Infelizmente, a data coincidiu com o dia escolhido pelas escolas para homenagear as mães dos alunos e muitos não compareceram e a turma ficou bem reduzida e, também, algumas ausências não foram justificadas.
       O trabalho realizado ateve - se ao estudo do Guia Geral, que desta vez fugiu um pouco do programado, pois o número dos presentes não era suficiente para o trabalho em grupo. Porém, o trabalho foi produtivo e a participação ativa, com inferência, argumentação, questionamentos metodológicos do programa, etc. Ficou reforçado, aos cursistas, o estudo que deverá ser feito por eles, anotando as dúvidas para serem discutidas nas sessões coletivas. O estudo, conforme orientação recebida da Universidade de Brasília (Unb), deverá ser iniciado pelo Caderno de Teoria e Prática 03 que trata de Gêneros e Tipos Textuais.
       Na apresentação do Guia Geral (GG), fez-se uma exposição dos passos a ser seguidos; direitos, deveres, competência, etc. de cada ator do programa. Orientou-se o uso do material, esclarecendo que só depois do estudo minucioso do Caderno de Teoria e Prática, faz–se a escolha da atividade do Avançando na Prática para a aplicação em sala de aula, a qual deverá ser bem planejada, e se necessário, fazer as adequações de acordo com o ano/série escolhido. Após a aplicação faz–se a avaliação do trabalho que deverá ser registrado em relatório para ser entregue ao formador, que é o responsável pela montagem do portfólio, que, também, faz parte da avaliação do professor/cursista. Sendo que, ao relatório deverá ser anexado atividades realizadas pelos alunos, e, caso a escola ou o próprio professor dispor de aparatos, como máquina fotográfica ou filmadora, registrar a ação com a finalidade de obter materiais para a alimentar o blog do Gestar II e este deverá ser entregue em CDs para possibilitar a construção do blog.
      A coordenadora dos Programas de Formação Continuada, Valéria Cristina Pinheiro Lage acompanhou os trabalhos daquela manhã, apoiando e dando segurança ao que estava proposto para o dia. Sempre que achou oportuno fez intervenções tornando o trabalho mais dinâmico e proveitoso. Demonstrando, assim que este, é um trabalho do qual realmente acredita e que trará grandes resultados e benefícios para a Educação; em especial ao ensino/aprendizagem do professor/aluno, tornando-o autônomo e sujeito de suas ações.
      Aos cursistas que não compareceram à oficina, decidiu-se que será marcada uma outra data em regime de urgência para não atrapalhar o andamento do curso.
     Sendo isto o que tem–se para registrar encerra – se este relato, na esperança que os frutos deste empreendimento sejam colhidos, ao longo e tão logo à sua realização.

Jaru, 09 de maio de 2009.

      Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
             Gestar II

Image and video hosting by TinyPic