domingo, dezembro 13, 2009

Relatório da Oficina de Língua Portuguesa
Gestar II


Deus livrará ao necessitado quando
clamar, como também ao aflito e ao que não
e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.
tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre
Libertará as suas almas do engano e da
violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
Salmos 72: 12-14

           A Oficina 09 das unidades 17 e 18 do Caderno de Teoria e Prática 05 de Língua Portuguesa, realizada no dia 28/08 2009, na E.E.E.F.M. “Capitão Sílvio de Farias, contou com a presença de poucos cursistas. Por motivos que ainda desconhecemos alguns não compareceram. Lamentamos pois as discussões e as trocas de experiências têm sido proveitosas e com certeza o ausente, perdeu de contribuir com suas vivências e experiências durante o processo do programa Gestar.

          Iniciamos assistindo a mensagem “Descansa” e seguido realizamos a retomada, sendo o assunto: Estilística e Coerência levou o grupo a um momento de interação e participação, pois visualiza vários procedimentos para a interpretação e compreensão do texto verbal e não verbal, a interação dos interlocutores, o conhecimento prévio do leitor ajudando-o no processo de atribuir um sentido ao texto.

          Ouvimos os depoimentos dos cursistas sobre as atividades realizadas com os alunos em sala de aula e percebemos que tanto eles, cursistas, como os alunos envolvidos têm recebido bem a proposta do programa. Além de outros profissionais da escola que casualmente se envolve com estas atividades.  Deixando claro que os alunos se envolvem com prazer e até cobram do professor outras atividades iguais às que foram aplicadas.

          Percebemos, também, que os professores sentem sozinhos na aplicação de suas tarefas e que
até mesmo recursos didáticos não lhe são fornecidos, pois as escolas disponibilizam todo o material para as primeiras séries do Ensino Fundamental, deixando as últimas séries sem recursos para desenvolver os trabalhos a contento.

          Vimos que com poucas exceções, a maioria das escolas não investe nas últimas séries do Ensino Fundamental o que tem deixado uma lacuna muito grande, pois todo o conhecimento adquirido nas séries iniciais, perdem-se ao longo dos séries finais, fazendo que o aluno chegue ao Ensino Médio despreparado.

         A proposta de atividade para a parte prática da oficina teve como base de análise, um texto publicitário de Furnas, veiculado em vários canais da mídia escrita. Partindo da articulação entre as informações do texto e experiências prévias que o leitor tem a respeito do assunto, relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal, os conceitos e classificações desenvolvidos no decorrer das atividades realizadas e os efeitos de sentido do texto como um todo, articuladas as partes em uma unidade textual.

          Os cursistas demonstraram segurança nesse tipo de atividade, o que foi percebido ainda no momento dos depoimentos da aplicação dos avançando na prática. E sendo o que tínhamos para expor encerramos nosso registro na esperança de que a cada dia possamos crescer no conhecimento, na sabedoria e na graça do Nosso Grande e Maravilhoso Deus.

Jaru, 28 de agosto de 2009.

Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II

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            Boletim Mensal de Atividades da Divisão de Programas de Formação Continuada
 
R E L A T Ó R IO

          E disse Deus: Façamos o homem à nossa
 imagem, conforme a nossa semelhança; e domine 
 sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus,
 e sobre o gado,e sobre toda a terra, e sobre todo
 o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus
 o homem à sua imagem:” Gêneses 1:26-27




         A oficina 10, do Caderno de Teoria e Prática 05, unidades 19 e 20 aconteceu na Representação de Ensino da Seduc de Jaru, no dia 28 de outubro de 2009, com as turmas 1 e 2. Como sempre a instalação dos recursos de multimídia retardou o início, o que em muito desagradou, principalmente os cursistas que ao final registraram nas avaliações. Outro fator que lamentamos é a ausência de vários cursistas, que por motivos desconhecidos, não compareceram. É uma pena porque as discussões e as trocas de experiências têm sido valiosas e de grande proveito.
         Os trabalhos foram direcionados com o seguinte roteiro:
         - Motivação: - Vídeo para reflexão “Menestrel” e “ O saber e o sabor”;
         - Retomada: - revisão dos tópicos fundamentais sobre a coesão textual, mecanismo linguístico que articula as informações, sendo fator de textualidade solidário à coerência. Para tal, os elos coesivos ou elementos linguísticos costuram as ideias orientando a retomada de elementos na interpretação de outros referentes no mundo textual. Da mesma forma que a coesão referencial, a sequêncial mantém laços de solidariedade com a coerência na construção da tessitura textual, não desconsideradas a situação sócio-comunicativa e a contextualização como fenômenos linguísticos que colaboram nas relações lógica do texto como “pistas” de textualidade, e situação sócio-comunicativa.
         - Depoimentos: os professores comentaram sobre o trabalho feito com os alunos seguindo as orientações das unidades em estudo; avançando na prática e que sempre que realizam as atividades propostas percebem entusiasmos nos alunos e que eles próprios sentem mais motivados. Não deixando de considerar as dificuldades encontradas pela falta de recursos materiais e sobre carga de trabalho, pois com o número de aulas semanais o tempo dispensado para o planejamento e preparo dos materiais didáticos e minuto.
           - Atividade prática e socialização: A atividade foi realizada oralmente, discutindo, tanto o texto publicitário sugerido pelo Caderno de Teoria e Prática, como outros veiculados pela mídia falada ou escrita, com linguagem verbal e não-verbal presentes no cotidiano.
            - Avaliação da oficina: Como é praxe, as cursistas avaliaram a oficina, desta vez por escrito, em suas declarações percebe que no trabalho realizado houve pontos que consideraram negativos, mas os pontos positivos prevaleceram. Este momento é muito importante dentro da oficina, pois ajuda aprimorar o trabalho, pois norteiam os rumos a serem tomados na busca por melhoria.
            - Encerramento: como ficou algumas pendências, ou seja, sugestões para implementar as atividades em sala de aula, combinou-se que marcaríamos uma nova data para outro encontro, antes dos estudos do Caderno de Teoria e Prática 06, que, provavelmente só acontecerá no próximo ano, haja vista, o acúmulo de trabalho nas escolas para o encerramento do ano letivo.
            Nada mais a constar encerra-se este depoimento.
           Jaru, 28 de outubro de 2009.

      Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
               Gestar II

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           Boletim Mensal de Atividades da Divisão de Programas de Formação Continuada


R E L A T Ó R I O

            A oficina 09, do Caderno de Teoria e Prática 05, unidades 17 e 18 com os cursistas da 2ª turma, aconteceu na Representação de Ensino da Seduc de Jaru, no dia 07 de outubro de 2009. Foram seguidos os passos sugeridos para a realização da oficina, a saber:

-Motivação: mensagem Professores Apaixonados;

-Retomada: revisão dos tópicos importantes da linguística e coerência na construção de sentidos do textos verbais e não-verbais;

-Depoimento: relato dos professores sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula referentes às unidades em estudo (a cada dia melhores);

-Atividade prática: análise da coerência observada na linguagem verbal e não-verbal (atividade de grupo);

-Socialização da atividade realizada: em plenária os grupos fizeram o relato da análise realizada em grupo;

-Avaliação da oficina: os cursistas avaliaram o desenvolvimento dos trabalhos realizados dando opiniões e sugestões para melhoria dos próximos trabalhos;

-Encerramento: orientação para a próxima oficina, conteúdo, data e local; frisando a importância da presença nas seções presenciais, o estudo das unidades, a aplicação do avançando na prática, a sistematização do trabalho desenvolvido e entrega deste relatório. Salientando que todo esse processo faz parte da carga horária do curso e que para a certificação precisa-se o cumprimento de 90% desta.

      Sendo o que se tem a expor encerra-se  este relato.
                                                                                              
  Jaru, 07 de outubro de 2009.

       Ana Raquel dos Santos
 Formadora de Língua Portuguesa
                Gestar II

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Relatório da Oficina 08, unidades 15 e 16 do TP 04 de Língua Portuguesa do Gestar II – 2ª Turma (2009/2010)

Pois, o justo será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas,
a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão,
e tudo quanto fizer prosperará. Sl. 1: 3

       Reunidos, no dia 14 de setembro de 2009, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Capitão Sílvio de Farias”, Os professores de Língua Portuguesa cursistas do Programa de Formação Continuada participaram da Oficina 08 do Caderno de Teoria e Prática de Língua Portuguesa. As unidades estudadas para a oficina tratavam dos seguintes temas:
     15–Mergulho no texto
     16–A produção textual – Crenças, Teorias e Afazeres

     A mensagem inicial para a motivação foi “A lagartixa” que leva a repensar as atitudes tomadas em relação aos procedimentos e às ações da convivência, tanto profissional como pessoal. Nem sempre somos coerentes nos julgamentos que fazemos, pois tendemos realizar a análise das situações pelo lado negativo. Dando destaque às coisas ruins e desvalorizando as boas.

      Na retomada em “Mergulho no texto” salientou-se que nem sempre os métodos usados são eficientes para levar o aluno à compreensão do texto. Sendo que vários fatores podem distanciar o aluno do conhecimento, e diversas situações e possibilidades de estudos foram sugeridas para o alcance das habilidades de leitura e escrita dos diversos Gêneros Textuais.

      Para a produção textual, mencionada na unidade seguinte, observa-se que as crenças sobre o ensino da língua, por vezes, prejudicam a aprendizagem e lista os cuidados que devem levar em conta no momento do trabalho com a leitura e a produção textual. O profissional despido dos conceitos e preconceitos deve repensar seu trabalho para tornar os conteúdos de leitura e escrita significativos para o aluno. Levando em consideração o conhecimento prévio do aluno.

      Os professores cursistas falaram sobre as atividades da lição de casa, o avançando na prática, constatando, mais uma vez, que a metodologia orientada pelo programa desperta o interesse e motiva tanto o professor quanto o aluno.

      Em grupo realizou-se a atividade prática da oficina e diversas situações foram discutidas e socializadas. As propostas para o estudo dos Gêneros Textuais elencadas por cada grupo, multiplicaram no momento da socialização e as possibilidades de estudo não se esgotam.

      A oficina chegou ao seu término com as orientações para a próxima, que, seguindo o cronograma deverá acontecer no dia 07-10=2009, na REN/SEDUC.

     Jaru, 15 de setembro de 2009.


Prof. Ana Raquel dos Santos –
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II


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