terça-feira, maio 04, 2010

E foi assim que aconteceu ...

A equipe de Formação Continuada realiza oficina de Língua Portuguesa com professores da Rede Estadual de Ensino


“Contra fatos não há argumentos”

Um dos temas tratado na oficina de Língua Portuguesa no dia 27/04/2010 (terça-feira) do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II), na REN/Seduc/Jaru, ministrado pela formadora, professora Ana Raquel dos Santos, foi “argumentação e linguagem” no processo de comunicação.

Mesmo não sendo intencional, sempre que estabelecemos uma relação de comunicação, implicitamente, agimos sobre nossos pares e sobre o mundo. A nossa existência é moldada pela capacidade de agir pela linguagem e é desta forma que constituímo-nos seres humanos e organizamos o saber, a vida.

Somos ao mesmo tempo, origem e produto da linguagem, origem e produto da história que nos leva a construir formas de comunicação e de atuação especificas. Todo uso da linguagem leva a uma interação com o outro, uma relação de fazer social; processo sempre em movimento. Marcamos nossa presença no mundo e nas vidas das pessoas, pelo exercício da linguagem engajada por propósitos e finalidades.


A todo instante, buscamos fazer algo para impressionar, buscar reações e convencer; procedimento argumentativo de linguagem em seu mais amplo sentido. Comunicar e agir sobre o outro, é, argumentar esperando que compreenda, aceite, creia e faça o que se propõe. Não é só o fazer saber, mas um fazer crer e um fazer; fazer, aceitação que depende de fatores como: emoções, sentimentos, valores, ideologia, visão de mundo, convicções políticas, etc.


Na oficina, muitos professores da área estavam presentes, buscando a atualização de saberes, valorização profissional e a melhoria do processo ensino/aprendizagem. A dinâmica apresentada motivou a participação dos cursistas , tanto que a maioria lamentou a ausência de alguns colegas.

Vejam alguns depoimentos:
“Que atividades interessantes foram desenvolvidas neste encontro! Estas serão excelentes idéias de trabalho que poderão ser desenvolvidas em nossas salas de aula”.

“As atividades realizadas na oficina de hoje (27/04) nos permite trabalhar de uma forma mais criativa e prazerosa com os nossos alunos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo”.

“Que bom podermos nos encontrar! A cada oficina entendo a importância do Gestar para a minha vida. Compartilhar experiências e renovar os conceitos motiva e me faz sentir menos só com os meus sonhos enquanto mestre”. Entre outros...

A próxima oficina será realizada no dia 11/05 e esperamos a presença de todos os cursistas. E, desejando conhecer mais sobre o Programa de Formação Continuada acesse o blog “Nossa Língua Portuguesa” no endereço: http://gestar2lpjaru.blogspot.com/







Image and video hosting by TinyPic