quinta-feira, dezembro 10, 2009

Autobiografia


          Nasci em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais , no dia 13 de dezembro de 1966, sou filha de Geraldo da Conceição Viana e Marilene Pinheiro Viana, já falecida. Tenho quatro irmãos, dois mais velhos Euler Roni e Wagner, sou a filha do meio, e os dois irmãos mais novos, Rogério e Luciana.

          Considero que, grande parte do que sou, devo a minha família, que com união, carinho e amizade ajudaram-me a ser o que sou, uma pessoa de fé, muito ligada a família,que procura manter muitos valores adquiridos nessa convivência familiar.

          Morei em Belo Horizonte durante 24 anos, até que eu me casei e mudei para Rondônia, especificamente, Jaru. Tive três filhos, Isabela, atualmente com 16 anos, Antonio Junior, 14 anos e Gabriela, 9 anos. Foi uma mudança radical em minha vida, a mudança de cidade, a vida de casada, mas a gente se adapta a quase tudo, foi o que aconteceu comigo, hoje posso dizer que gosto muito do lugar onde vivo, fiz muitos amigos, tenho o meu trabalho.

          Fiz o magistério em Belo Horizonte, onde trabalhei em uma escola particular de educação infantil e séries iniciais por três anos, considero que essa experiência contribuiu muito para minha pratica pedagógica, pois foi a minha base profissional, embora neste tempo sempre vi a necessidade da formação continuada, então procurei e ainda busco participar de palestras, cursos e encontros na área da educação. Porque acredito que estamos sempre aprendendo. Hoje sou graduada em pedagogia, tenho pós graduação em psicologia escolar com ênfase em psicopedagogia. Atualmente, estou como coordenadora de alguns Programas de formação continuada, Gestar I e Gestar II (Gestão da Aprendizagem Escolar), PRALER ( Programa de Apoio a Leitura e Escrita).

          Sou uma pessoa inicialmente tímida, retraída até conhecer o ambiente onde me encontro, me considero uma pessoa reservada, sensível, sincera, amiga, principalmente uma pessoa de fé, Gosto de fazer caminhada, aproveito esse momento, para pensar em minha vida, o que precisa melhorar, é uma preocupação que sempre caminha comigo. Tenho um pensamento sempre comigo, (desconheço o autor): Há sempre novas possibilidades...” Acredito fielmente nisto, há sempre novas possibilidades de mudar aquilo que não está bom , de se abrir para o novo, seja na vida particular como na vida profissional. Sempre haverá uma luz, indicando um novo jeito de caminhar.O que é preciso é estarmos atentos para este olhar, quando se fizer necessário.

                                                                                                                                 Valéria Cristina
Image and video hosting by TinyPic



Memorial de leitura

          Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
Leonardo Boff


          Considero-me uma pessoa privilegiada com relação as minhas experiências de leitura. Aprendi a ler em uma escola da rede estadual em Belo Horizonte, Escola Padre Mathias, quem me alfabetizou foi a professora Ligia, era uma professora calma, lembro-me dela pegando em minha mão, ainda sem coordenação motora para escrever algumas sílabas, lembro-me também de toda turma cantando através da régua que deslizava no quadro negro o ‘ba-be-bi bo bu”, mas foi assim, que aprendi a ler.

          Acredito que não foi o método em si responsável pela minha alfabetização, o que contribuiu de maneira significativa, foi a interação da professora com a turma, o carinho, a afetividade, a vontade de aprender para mostrar para ela que eu já sabia.

          Quando aprendi a ler, foi uma alegria, foi uma descoberta que me marcou, eu viajava nos livros, os primeiros eram as literaturas infantis, vale ressaltar que os meus pais foram meus incentivadores, que faziam questão de comprar todos os tipos de livros e deixar a minha disposição.

          Quando entrei na adolescência, os favoritos eram os romances da série Júlia Bianca e Sabrina, foto novela, Polyana, O Pequeno Príncipe, série Vaga-lume, Sidney Sheldon e Agatha Christie.

          Hoje vivencio outras leituras algumas prazerosas, outras nem tanto, mas leio pela necessidade que tenho de informação, mas vejo que a minha experiência de leitura contribuiu para o meu amadurecimento e critérios com relação às escolhas de obras. A professora e os meus pais tiveram uma participação imprescindível o que fez a diferença para me tornar uma leitora ativa.

Valéria Cristina

Image and video hosting by TinyPic


RELATÓRIO


GESTAR II
GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR


COORDENADORA: VALÉRIA CRISTINA PINHEIRO LAGE

FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANA RAQUEL DOS SANTOS




          No início do ano em curso nos reunimos para organizarmos os cronogramas de previsão/execução para o desenvolvimento das oficinas.


          Realizamos uma reunião com diretores e supervisores das escolas que implementaram o Programa ,com o intuito de mostrar a importância do mesmo e do envolvimento de todos os gestores das instituições de ensino, para que o Programa possa ser desenvolvido de forma que abrange todo o corpo docente, refletindo assim em melhoria da qualidade do ensino, enfatizando que o aluno é o foco principal para que ocorra a transformação do saber, de maneira contextualizada, onde o educando possa fazer uso desses conhecimentos em sua vida social.



          Quanto as oficinas, estão acontecendo na Escola “Capitão Silvio de Farias” na sala de
multiuso. Estamos com duas turmas, uma que iniciou ano passado, e uma turma que iniciou este ano, ressaltando que com esta turma o trabalho está sendo desenvolvido conforme orientação da professora Ormezinda Maria Ribeiro – (Aya Ribeiro).



          No início das oficinas encontramos algumas dificuldades devido a ausência de muitos professores cursistas, o que nos motivou a marcar outra oficina para os faltosos. Mas mesmo assim, percebemos a resistência de alguns gestores, dificultando a dispensa dos mesmos.


          Mas não estamos desanimadas, aos poucos vamos quebrando algumas barreiras, percebemos que ao longo do semestre temos caminhado de maneira positiva,sentimos que os nossos cursistas estão demonstrando através da prática em sala de aula, como a formação continuada tem sido de grande valor e apoio em suas práticas em sala de aula.


          Realizamos com os professores cursistas uma oficina de psicopedagogia onde foi possível refletir a Identidade pessoal e profissional do professor.


                                                                                                                  Valéria Cristina
Image and video hosting by TinyPic
Relatório


           Foi realizado o encontro de formadores e coordenadores do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental do estado de Rondônia, em Porto Velho do dia 30 de março ao dia 04 de abril de 2009, no hotel Rondon. Houve a cerimônia de abertura, onde estavam presentes várias autoridades na área da educação, bem como a representante do MEC Ana Paula e os professores da UNB, formadores de Língua Portuguesa e Matemática que trabalharam com grupo presente no evento durante a semana. Tivemos a honra de receber a professora Ormezinda Maria Ribeiro – Aya Ribeiro como nossa formadora de Língua Portuguesa, na oportunidade a mesma expôs como o trabalho seria realizado, entregou uma apostila a todos onde constavam as atividades que seriam propostas durante a semana.

           Os trabalhos foram realizados em grupo, onde foi possível a interação com os colegas de outros municípios, a troca de experiências relacionadas à prática educativa e a socialização dos trabalhos desenvolvidos por cada grupo.

           Vale ressaltar que a professora Aya Ribeiro conduziu com sabedoria, dinamismo cada atividade proposta, orientando cada grupo quando necessário e fazendo as colocações oportunas  durante as apresentações dos grupos, o que contribuiu e enriqueceu cada momento.

           Segue abaixo  uma das atividades que foram trabalhadas durante a semana.

           1. leitura do texto 08: através do mesmo texto, cada grupo produziu um texto analisando as especificidades do interesse de cada um no sentido de vender a casa, comprar, o tombar, o roubar e invadir.

           Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “ Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É , mas ela está mais bonita agora , desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.”

          Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.

          Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “ Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.

          A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.

           Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.

           “ Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.

            Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.

(Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).  (As  atividades estão no portfólio de um dos componentes do grupo,)


RELATÓRIO DO 2° ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DO GESTAR II



LÍNGUA PORTUGUESA EM JI-PARANÁ/RO

          No dia 10 ao dia 14 de agosto aconteceu o 2° encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, ministrado pela professora Aya Ribeiro, no município de Ji-Paraná, Hotel Maximu’s. Assistimos ao filme “O Saber e o sabor” que através de depoimentos e opiniões de alguns autores, foi possível refletir a importância de despertar o gosto do aluno pelo aprender, e que esta aprendizagem só tem sentido se realmente for significativa para o aluno.

          A professora informou a todos os formadores e coordenadores presentes a pauta do encontro da semana e sobre os critérios para a entrega do certificado da capacitação bem como a questão da bolsa para os formadores.

          Os formadores tiveram a oportunidade de relatarem sobre o trabalho que estão desenvolvendo nos municípios, os entraves e os avanços. O interessante foi perceber visivelmente a unanimidade dos colegas com relação à credibilidade do Programa, o empenho e o comprometimento de todos no sentido de procurar fazer com que o Programa realmente aconteça da melhor maneira possível, fazendo a diferença na prática da sala de aula dos professores cursistas.

          Durante a semana, foi realizado diversas atividades em grupo, bem como assistimos o filme “Vidas em Português” onde os formadores fizeram suas considerações com relação ao mesmo.

          Como sempre, o encontro foi muito agradável, tanto por parte dos colegas, como pela professora Aya que conduziu os trabalhos. São momentos assim que nos motivam, fazendo a diferença em nossa profissão, tornando-nos mais comprometidos em busca de uma educação de qualidade.

Valéria Cristina



 Image and video hosting by TinyPic

Foll Rolh




Image and video hosting by TinyPic