quarta-feira, maio 20, 2009

RELATÓRIO – GESTAR II

Língua Portuguesa

        Porque ele livrará ao necessitado quando clamar,
como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. 
     Compadecer-se-á do pobre e do aflito,
 e salvará as almas dos necessitados.
      Libertará as suas almas do engano e da violência,
e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
                                                                                                             Salmo 72: 12-14


               No dia 27 de maio de 2009, realizou-se a oficina 05 referente às unidades 09 e 10 do Caderno de Teoria e Prática 03, na sala de multiuso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Capitão Silvio de Farias”.

               A mensagem para reflexão intitulava-se “Trabalho e Consciência”, que de certa forma, retoma o tema trabalhado, que é assunto para as situações didáticas desenvolvidas do CTP, ou pelo Caderno e demonstrar que todos os temas, independentemente, servem para a escrita de todos os Gêneros Textuais, que vai do poético ao científico, do humor ao dramático, da leveza ao trágico...

               Após a reflexão, fez-se a retomada do conteúdo das unidades em estudo e ouve aceitação e participação ativa dos cursistas. Mesmo aqueles que ainda não tinham realizado a leitura, pois era a primeira vez que participavam de uma oficina e ainda não haviam recebido o material do programa, mesmo assim demonstraram-se interessados pelo assunto em pauta.

               Os depoimentos dos professores sobre a lição, “Avançado na Prática”, foram muito bons. E, as experiências relatadas demandaram tempo, atrasando um pouco o andamento da oficina, mas não atrapalhou sua essência, porque ficou decidido que o restante da oficina será realizado na próxima, pois a pressa poderia atrapalhar o entendimento e execução da atividade.

               Os cursistas que vieram pela primeira vez receberam o material e as orientações a serem seguidas; iniciar a leitura pelo Guia Geral (GG) para inteirar-se da metodologia do programa e só depois estudar minuciosamente o Caderno de Teoria e Prática 03 e a cada duas unidades escolher o “Avançando na Prática” para executar em sala de aula. O que deve iniciar com o planejamento e adequação da atividade, execução, avaliação e relatório a ser entregue para o formador na oficina. O relatório deverá trazer em anexo atividades realizadas pelos alunos e se possível com fotos dos alunos e professores realizando a atividade, de preferência em CDs para fazer parte do acervo, que futuramente fará parte do “blog” do programa. Anotar as dúvidas surgidas durante o estudo para serem discutidas na oficina.

               A próxima oficiana ficou marcada para o dia 23/06/2009 (terça-feira), e, caso haja algum imprevisto, as escolas serão notificadas. A coordenadora, professora Valéria C. Pinheiro Lage recomendou aos cursistas que procurassem chegar sempre no horário para não atrapalhar o início da oficina e evitar a correria no final, que poderá prejudicar o objetivo do programa. Encerrou-se, os trabalhos da manhã, ficando a esperança de que, através do empenho dos cursistas, dias melhores virão em que o ensino/aprendizagem apresentará uma nova face.


Jaru, 27 de maio de 2009


 Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II


Image and video hosting by TinyPic