quinta-feira, julho 16, 2009

Relatório da Oficina de Língua Portuguesa do Gestar II em 23/06/2009

 R E L A T Ó R I O DA O F I C I NA

      Este relato tem como objetivo registrar as atividades realizadas na 3ª oficina do Gestar II de Língua Portuguesa com os novos cursistas (2009/2010), na E.E.E.F.M. “Capitão Sílvio de Farias”, no dia 23/06/2009. Iniciamos a oficina com a mensagem “A Aula” e a seguir voltamos à oficina anterior, para a execução dos planos de aula, pois com mencionado no relatório anterior, o tempo foi insuficiente. Os planos de aula contemplavam leitura, interpretação e produção de texto que foi socializado e discutido entre todos os grupos.

     A professora Valéria Cristina Pinheiro Lage, coordenadora e formadora do Gestar a oficina de Psicopedagogia “A Identidade Pessoal e Profissional do Professor.” Começou mostrando slides “O Professor Sofre” com “piadinhas” usadas por alunos para responder as questões das provas. Essas “pérolas” demonstram a capacidade criadora e o potencial que eles têm, pena que não os utilizam em benefício próprio. Em grupos, os cursistas fizeram a escolha de algumas palavras para identificá-los como pessoa e como profissional, concluindo que não podemos separar a pessoa do profissional; levando muito do que somos para o nosso trabalho e vice-versa.

     Outra vez reunidos em grupo, leram o texto “A formação continuada em questão” de Celma Yara Pereira Silva que ao socializar cada grupo comentou um parágrafo, gerando uma ótima reflexão sobre o assunto. Para encerrar a professora Valéria entregou uma atividade de caça palavras que encontradas seriam usadas na Produção de um texto.

      Verificamos que os professores gostaram muito das atividades realizadas e que elas cooperaram para o enriquecimento do nosso trabalho. Finalizando, traçamos os rumos para a próxima oficina que conforme o combinado, será no dia 10/07/2009, no mesmo local e hora. Nada mais a registrar, agradecemos àquele que é a nossa força e a nossa fortaleza e que tem cuidado das nossas vidas e nos guiado com seu amor eterno. O grande Deus que servimos com gratidão pelos seus grandes feitos.

“O temor do SENHOR é o princípio
 do conhecimento; os loucos desprezam
 a sabedoria e a instrução.” 
 Provérbios 01: 07
 Jaru, 23 de junho de 2009.

 Ana Raquel dos Santos
 Formadora de Língua Portuguesa
 Gestar II

Image and video hosting by TinyPic

Um comentário:

Emilia Eliza disse...

Parabéns Ana Raquel, seu blog está lindo!