domingo, dezembro 13, 2009

            Boletim Mensal de Atividades da Divisão de Programas de Formação Continuada
 
R E L A T Ó R IO

          E disse Deus: Façamos o homem à nossa
 imagem, conforme a nossa semelhança; e domine 
 sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus,
 e sobre o gado,e sobre toda a terra, e sobre todo
 o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus
 o homem à sua imagem:” Gêneses 1:26-27




         A oficina 10, do Caderno de Teoria e Prática 05, unidades 19 e 20 aconteceu na Representação de Ensino da Seduc de Jaru, no dia 28 de outubro de 2009, com as turmas 1 e 2. Como sempre a instalação dos recursos de multimídia retardou o início, o que em muito desagradou, principalmente os cursistas que ao final registraram nas avaliações. Outro fator que lamentamos é a ausência de vários cursistas, que por motivos desconhecidos, não compareceram. É uma pena porque as discussões e as trocas de experiências têm sido valiosas e de grande proveito.
         Os trabalhos foram direcionados com o seguinte roteiro:
         - Motivação: - Vídeo para reflexão “Menestrel” e “ O saber e o sabor”;
         - Retomada: - revisão dos tópicos fundamentais sobre a coesão textual, mecanismo linguístico que articula as informações, sendo fator de textualidade solidário à coerência. Para tal, os elos coesivos ou elementos linguísticos costuram as ideias orientando a retomada de elementos na interpretação de outros referentes no mundo textual. Da mesma forma que a coesão referencial, a sequêncial mantém laços de solidariedade com a coerência na construção da tessitura textual, não desconsideradas a situação sócio-comunicativa e a contextualização como fenômenos linguísticos que colaboram nas relações lógica do texto como “pistas” de textualidade, e situação sócio-comunicativa.
         - Depoimentos: os professores comentaram sobre o trabalho feito com os alunos seguindo as orientações das unidades em estudo; avançando na prática e que sempre que realizam as atividades propostas percebem entusiasmos nos alunos e que eles próprios sentem mais motivados. Não deixando de considerar as dificuldades encontradas pela falta de recursos materiais e sobre carga de trabalho, pois com o número de aulas semanais o tempo dispensado para o planejamento e preparo dos materiais didáticos e minuto.
           - Atividade prática e socialização: A atividade foi realizada oralmente, discutindo, tanto o texto publicitário sugerido pelo Caderno de Teoria e Prática, como outros veiculados pela mídia falada ou escrita, com linguagem verbal e não-verbal presentes no cotidiano.
            - Avaliação da oficina: Como é praxe, as cursistas avaliaram a oficina, desta vez por escrito, em suas declarações percebe que no trabalho realizado houve pontos que consideraram negativos, mas os pontos positivos prevaleceram. Este momento é muito importante dentro da oficina, pois ajuda aprimorar o trabalho, pois norteiam os rumos a serem tomados na busca por melhoria.
            - Encerramento: como ficou algumas pendências, ou seja, sugestões para implementar as atividades em sala de aula, combinou-se que marcaríamos uma nova data para outro encontro, antes dos estudos do Caderno de Teoria e Prática 06, que, provavelmente só acontecerá no próximo ano, haja vista, o acúmulo de trabalho nas escolas para o encerramento do ano letivo.
            Nada mais a constar encerra-se este depoimento.
           Jaru, 28 de outubro de 2009.

      Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
               Gestar II

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: