Pois, o justo será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas,
a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão,
e tudo quanto fizer prosperará. Sl. 1: 3
Reunidos, no dia 14 de setembro de 2009, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Capitão Sílvio de Farias”, Os professores de Língua Portuguesa cursistas do Programa de Formação Continuada participaram da Oficina 08 do Caderno de Teoria e Prática de Língua Portuguesa. As unidades estudadas para a oficina tratavam dos seguintes temas:
15–Mergulho no texto
16–A produção textual – Crenças, Teorias e Afazeres
A mensagem inicial para a motivação foi “A lagartixa” que leva a repensar as atitudes tomadas em relação aos procedimentos e às ações da convivência, tanto profissional como pessoal. Nem sempre somos coerentes nos julgamentos que fazemos, pois tendemos realizar a análise das situações pelo lado negativo. Dando destaque às coisas ruins e desvalorizando as boas.
Na retomada em “Mergulho no texto” salientou-se que nem sempre os métodos usados são eficientes para levar o aluno à compreensão do texto. Sendo que vários fatores podem distanciar o aluno do conhecimento, e diversas situações e possibilidades de estudos foram sugeridas para o alcance das habilidades de leitura e escrita dos diversos Gêneros Textuais.
Para a produção textual, mencionada na unidade seguinte, observa-se que as crenças sobre o ensino da língua, por vezes, prejudicam a aprendizagem e lista os cuidados que devem levar em conta no momento do trabalho com a leitura e a produção textual. O profissional despido dos conceitos e preconceitos deve repensar seu trabalho para tornar os conteúdos de leitura e escrita significativos para o aluno. Levando em consideração o conhecimento prévio do aluno.
Os professores cursistas falaram sobre as atividades da lição de casa, o avançando na prática, constatando, mais uma vez, que a metodologia orientada pelo programa desperta o interesse e motiva tanto o professor quanto o aluno.
Em grupo realizou-se a atividade prática da oficina e diversas situações foram discutidas e socializadas. As propostas para o estudo dos Gêneros Textuais elencadas por cada grupo, multiplicaram no momento da socialização e as possibilidades de estudo não se esgotam.
A oficina chegou ao seu término com as orientações para a próxima, que, seguindo o cronograma deverá acontecer no dia 07-10=2009, na REN/SEDUC.
Jaru, 15 de setembro de 2009.
Prof. Ana Raquel dos Santos –
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II
Nenhum comentário:
Postar um comentário