quarta-feira, junho 17, 2009

Relatório de atividades de Língua Portuguesa

          O trabalho no Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II de Língua Portuguesa na rede Estadual de Jaru/Rondônia, iniciou assim que retornamos da capacitação realizada em Porto Velho/RO. Como em alguns municípios de Rondônia o Gestar II já havia trabalhado o Módulo I, Jaru não foi diferente. A primeira turma já estava esperando pelo Módulo II e uma segunda turma, inscrita para o início do programa. 

          Portanto, não houve uma programação de abertura e apresentação do programa, uma vez que já realizamos esse momento em outra oportunidade. Solenidade que contou com a presença da Coordenação do Gestar de PVH/RO, Profª. Sonja Andrade, acompanhada de outros profissionais da Seduc que fazem parte de outras coordenações, das quais o Gestar está inserido. E, nesse dia, com todas as escolas representadas pelos profissionais de educação que eram o alvo do programa, fez-se um grande evento que encerrou com um coquetel, oferecido pela Profª. Regina Jacaúna de Mendonça, Representante de Ensino da REN/Jaru nessa ocasião. Seguindo o cronograma do plano de ação dos Programas de Formação Continuada para o exercício em 2009, no dia 29 de abril reiniciaram as oficinas presenciais com a 1ª turma (2007/2009).

          Nesse dia, os cursistas receberam o novo Kit do Gestar II, agora completo e atualizado, e realizamos um trabalho com a unidade 5 do Guia Geral que apresenta os Procedimentos para a Utilização dos Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno (AAAs). Apresentamos aos cursitas uma mensagem em slides “A escola não ensina”que demonstra que a política que busca facilitar a vida do aluno, não o prepara para enfrentar o mundo fora da escola. Na verdade, não o prepara para a vida, mas deixa claro que essa responsabilidade é da escola e também da família, que tem fugido da responsabilidade de educar.

          Com essa turma, não seguimos as orientações da última capacitação, pois já realizamos os estudos dos três primeiros Cadernos de Teoria e Prática (CTPs), portanto, as orientações voltaram-se para o CTP 04. Encerrando a oficina apresentamos mais uma mensagem “A casa queimada” que leva à reflexão de que Deus usa até as adversidades da vida para estender sua mão e ajudar-nos, portanto não podemos deixar de agradecê-Lo mesmo em momentos difíceis.

          Nove de maio. Dia escolhido para o encontro presencial com a nova turma (2009/2010). Realizamos a oficina e como a data coincidiu com a véspera do “Dia das Mães,” o número de cursistas foi bem reduzido. Algumas escolas estavam homenageando as mães de seus alunos. Após as palavras de boas vindas, apresentamos a mensagem “O Principal na vida...” levando a reflexão de que, na correria e ganância própria do ser humano, esquecemos o principal que são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida!!! Em seguida, entregamos os Kits aos cursistas, realizamos o estudo do Guia Geral e orientamos o estudo do Caderno de Teoria e Prática 03.

           Fizemos uma explanação sobre o conteúdo das Unidades 09 e 10 e das atividades que deveriam realizar até a próxima oficina. Orientamos que as atividades devem ser registradas em relatórios para ser entregue ao formador, nesse caso formadora, e sempre que possível, registrar o trabalho com os alunos através de fotos ou vídeos e sempre selecionar alguns trabalhos dos alunos para anexar ao relatório que fará parte do portfólio do cursista. Para encerrar apresentamos a mensagem “As mãos da minha mãe” homenageando as mães presentes na oficina.

          E, para os cursistas ausentes marcamos outra oficina para o dia 15 de maio e procedemos da mesma forma, com algumas exceções. O novo encontro com a 1ª turma (2007/2009), aconteceu no19 de maio. A mensagem inicial foi “Casa abençoada” mostrando que todos têm um motivo para lutar e que o procedimento de cada um é muito importante, pois de acordo com ele, tem-se ou não um lar aqui na terra, onde o convidado, JESUS, fará dele um pedacinho do céu. 

          Dando continuidade retomamos os conteúdos das unidades estudadas reforçando os temas trabalhados, discutindo e sanando dúvidas surgidas, passando para os relatos do “Avançando na Prática”. Nos relatos dos cursistas, observamos que tanto eles como os alunos, empolgam-se com esse momento de trabalho em sala de aula.

          Em grupo, os cursistas realizaram a parte prática, elaboração de um plano de aula, que após, socializado entre os grupos, encerramos com as orientações para o próximo encontro. 27 de maio. Oficina. Com quem? A nova Turma. Como o tema que permeia as unidades do Caderno é o trabalho, a mensagem inicial intitulava-se “Trabalho e Consciência ” como ponto de partida para a retomada do conteúdo das unidades estudadas.

          A mensagem narra a história de dois pássaros: um o joão-de-barro que não se importando com os predadores, as intempéries, constroi seu ninho com esmero, sem preguiça, com dedicação; o outro, o chupim, em que a fêmea, invade o ninho de outras aves, pondo fora os ovos encontrados coloca os próprios ovos, que a outra ave, sem perceber choca os ovos da invasora e torna-se a mãe adotiva dos filhos da fêmea do chupim. Duas aves: uma possui a arte de trabalhar e a outra, a de enganar, de roubar, de matar. Assim, no reino humano encontramos homens que trabalham, com dedicação, seriedade, honestidade, honradez; outros vivem do trabalho alheio e são hábeis na arte de enganar.

          Durante a retomada, analisamos vários gêneros textuais com o tema trabalho, bem como as adequações de uso conforme as situações sócio-comunicativas. E, que não há limites para o uso de um tema na construção dos gêneros textuais, que pode ir do simples ao complexo, do poético ao científico, das modalidades orais ao literário indefinidamente e para classificá-los devemos considerar a finalidade para qual o texto é construído. Os professores/cursistas relataram as atividades realizadas com os alunos, o Avançando na Prática.

          Observamos, de acordo com os depoimentos, que estão bem envolvidos com o trabalho e que gostaram do enfoque dado aos assuntos e a maneira como os conteúdos são tratados pelos cadernos. Certificamos que o programa foi bem aceito, não só pelos cursistas, mas também pelos alunos e não podemos desconsiderar que para o estudo e execução das atividades enfrentam dificuldades diversas, até mesmo para se fazerem presentes nas oficinas, encontrando alguns empecilhos que preferimos não detalhar.

          Não chegamos ao final da oficina, pois o horário estava muito avançado, considerando que os cursistas ainda teriam aula naquele dia. Portanto, combinamos que na próxima oficina, retomaremos a atividade sugerida pelo Caderno de Teoria e Prática, ou seja, um planejamento com atividades de leitura, interpretação e produção de texto. E após, a Profª Valéria Cristina Pinheiro Lage, coordenadora e formadora do gestar, realizará uma oficina com o tema “Identidade profissional”, objetivando incentivar os estudos de Formação Continuada dos professores/cursistas e também o trabalho que realizam como educadores.

           Desta forma terminamos o nosso relato e como Samuel, declaramos:
                    Ebenézer: Até aqui nos ajudou o Senhor. I Sam.7: 12.

Jaru, 17 de junho de 2009.

Ana Raquel dos Santos
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II


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