quinta-feira, dezembro 10, 2009



Memorial de leitura

          Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
Leonardo Boff


          Considero-me uma pessoa privilegiada com relação as minhas experiências de leitura. Aprendi a ler em uma escola da rede estadual em Belo Horizonte, Escola Padre Mathias, quem me alfabetizou foi a professora Ligia, era uma professora calma, lembro-me dela pegando em minha mão, ainda sem coordenação motora para escrever algumas sílabas, lembro-me também de toda turma cantando através da régua que deslizava no quadro negro o ‘ba-be-bi bo bu”, mas foi assim, que aprendi a ler.

          Acredito que não foi o método em si responsável pela minha alfabetização, o que contribuiu de maneira significativa, foi a interação da professora com a turma, o carinho, a afetividade, a vontade de aprender para mostrar para ela que eu já sabia.

          Quando aprendi a ler, foi uma alegria, foi uma descoberta que me marcou, eu viajava nos livros, os primeiros eram as literaturas infantis, vale ressaltar que os meus pais foram meus incentivadores, que faziam questão de comprar todos os tipos de livros e deixar a minha disposição.

          Quando entrei na adolescência, os favoritos eram os romances da série Júlia Bianca e Sabrina, foto novela, Polyana, O Pequeno Príncipe, série Vaga-lume, Sidney Sheldon e Agatha Christie.

          Hoje vivencio outras leituras algumas prazerosas, outras nem tanto, mas leio pela necessidade que tenho de informação, mas vejo que a minha experiência de leitura contribuiu para o meu amadurecimento e critérios com relação às escolhas de obras. A professora e os meus pais tiveram uma participação imprescindível o que fez a diferença para me tornar uma leitora ativa.

Valéria Cristina

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: