quinta-feira, dezembro 10, 2009

Relatório


           Foi realizado o encontro de formadores e coordenadores do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental do estado de Rondônia, em Porto Velho do dia 30 de março ao dia 04 de abril de 2009, no hotel Rondon. Houve a cerimônia de abertura, onde estavam presentes várias autoridades na área da educação, bem como a representante do MEC Ana Paula e os professores da UNB, formadores de Língua Portuguesa e Matemática que trabalharam com grupo presente no evento durante a semana. Tivemos a honra de receber a professora Ormezinda Maria Ribeiro – Aya Ribeiro como nossa formadora de Língua Portuguesa, na oportunidade a mesma expôs como o trabalho seria realizado, entregou uma apostila a todos onde constavam as atividades que seriam propostas durante a semana.

           Os trabalhos foram realizados em grupo, onde foi possível a interação com os colegas de outros municípios, a troca de experiências relacionadas à prática educativa e a socialização dos trabalhos desenvolvidos por cada grupo.

           Vale ressaltar que a professora Aya Ribeiro conduziu com sabedoria, dinamismo cada atividade proposta, orientando cada grupo quando necessário e fazendo as colocações oportunas  durante as apresentações dos grupos, o que contribuiu e enriqueceu cada momento.

           Segue abaixo  uma das atividades que foram trabalhadas durante a semana.

           1. leitura do texto 08: através do mesmo texto, cada grupo produziu um texto analisando as especificidades do interesse de cada um no sentido de vender a casa, comprar, o tombar, o roubar e invadir.

           Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “ Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É , mas ela está mais bonita agora , desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.”

          Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.

          Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “ Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.

          A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.

           Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.

           “ Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.

            Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.

(Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).  (As  atividades estão no portfólio de um dos componentes do grupo,)


RELATÓRIO DO 2° ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DO GESTAR II



LÍNGUA PORTUGUESA EM JI-PARANÁ/RO

          No dia 10 ao dia 14 de agosto aconteceu o 2° encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, ministrado pela professora Aya Ribeiro, no município de Ji-Paraná, Hotel Maximu’s. Assistimos ao filme “O Saber e o sabor” que através de depoimentos e opiniões de alguns autores, foi possível refletir a importância de despertar o gosto do aluno pelo aprender, e que esta aprendizagem só tem sentido se realmente for significativa para o aluno.

          A professora informou a todos os formadores e coordenadores presentes a pauta do encontro da semana e sobre os critérios para a entrega do certificado da capacitação bem como a questão da bolsa para os formadores.

          Os formadores tiveram a oportunidade de relatarem sobre o trabalho que estão desenvolvendo nos municípios, os entraves e os avanços. O interessante foi perceber visivelmente a unanimidade dos colegas com relação à credibilidade do Programa, o empenho e o comprometimento de todos no sentido de procurar fazer com que o Programa realmente aconteça da melhor maneira possível, fazendo a diferença na prática da sala de aula dos professores cursistas.

          Durante a semana, foi realizado diversas atividades em grupo, bem como assistimos o filme “Vidas em Português” onde os formadores fizeram suas considerações com relação ao mesmo.

          Como sempre, o encontro foi muito agradável, tanto por parte dos colegas, como pela professora Aya que conduziu os trabalhos. São momentos assim que nos motivam, fazendo a diferença em nossa profissão, tornando-nos mais comprometidos em busca de uma educação de qualidade.

Valéria Cristina



 Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: