sábado, dezembro 12, 2009

RELATÓRIO DE OFICINA:

      Reunidos na sala de multiuso da E.E.E.F.M “Capitão Sílvio de Farias” , em 30/06/2009, realizamos a oficina 08 do Caderno de Teoria e Prática 04 unidades 15 e 16, com os cursistas da 1ª turma (2007/2009) . Como houve atraso de alguns cursistas, começamos pela parte III, com os que estavam presentes formamos grupos e realizamos o planejamento seguindo as instruções dadas pelo roteiro da oficina. A imagem foi analisada e as questões foram respondidas. Houve a socialização e após as discussões, reformularam-nas para aplicar aos alunos.

      Voltando aos grupos foi elaborado o plano de aula, percebemos que ainda há resistência quanto a elaboração detalhada do plano de aula. Encerrada a socialização dos planos de aula, passamos aos relatos das atividades dos Avançando na Prática.

      Algo nos surpreendeu, quando falamos que ouviríamos só dois relatos e que os outros só contribuiriam acrescentando comentários que julgassem oportunos, mas a proposta não foi bem aceita e quase todos os cursistas fizeram seus relatos. Nos depoimentos, observamos que as atividades têm boa aceitação dos alunos e que eles gostam muito quando aula é dentro da proposta do Gestar.

      Após fizemos a retomada do conteúdo estudado, aproveitando para enfocar, além do conteúdo, destacar àqueles que dedicaram-se na construção das unidades estudadas e aos autores e autoras dos textos usados para ilustrar cada atividade; textos que serviram como suporte para as propostas das unidades 15 e16 e o Ampliando nossas Referências.

      As professoras Maria Antonieta Antunes Cunha e Ângela Kleimam foram apresentadas pelos nossos professores de graduação. Seus livros faziam parte das referências bibliográficas do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia, pelo menos naquela época. A professora Silviane Bonaccorsi Barbato conhecemos através do Programa Gestar II e pouco sabemos sobre ela, a não ser alguns dados encontrados na internet. Porém, suficiente para perceber que seu trabalho apóia-se em experiências vivenciadas por ela nos cursos de graduação, especializações (mestrado e doutorado) entre outros, e na formação de professores.

      Essa iniciativa se ateve porque concordamos que conhecendo nosso interlocutor, compreendemos melhor o que lemos. Portanto, buscamos nas páginas da internet informações sobre cada um e repassamos esses conhecimentos através de textos, fotos e outros apresentados em painéis.

      Cremos que tais informações enriquecem o trabalho, pois de certa forma, aproximam emissor e receptor. Ajudam o cursista perceber que os cadernos foram escritos por professores que apoiaram-se em vivências, tanto teórica como prática, e sabem o que escrevem, porque escrevem e viveram o que escrevem em vários eventos, momentos e lugares em que se envolveram com a prática da escrita e leitura. E isso reforça a necessidade de apropriar-mos destes conhecimentos e adequá-los a nossa prática diária.

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam,
nem segam, nem ajuntam em celeiros;
e vosso Pai celestial as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Mateus 6: 26

Jaru, 30 de junho de 2009.



Ana Raquel dos Santos

Formadora de Língua Portuguesa

Gestar II
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: